21 de fevereiro de 2013

VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?


Você já se perguntou por que se alimenta?
Nós não comemos só pelo prazer, comemos para fornecer ao nosso organismo todos os nutrientes necessários ao seu bom funcionamento.
Mas quais nutrientes são esses?
O Nutricionista é o cientista da alimentação,
pois estuda a composição dos alimentos e a
sua interação com o organismo humano na saúde
ou na doença!
No campo da ciência da nutrição, alguns já são conhecidos, como a água, os carboidratos, as proteínas, os lipídios, as vitaminas e sais minerais, e as fibras.
Mas será que um alimento tem só esses nutrientes, ou há um mundo em seu interior que ainda não conhecemos tão bem?
A resposta é sim, há um mundo dentro de um alimento, e este mundo estamos começando a estudar, entender e utilizar ao nosso favor.
Um alimento além de todos esses nutrientes já citados e conhecidos, também nos fornecem outros compostos, que não são denominados nutrientes, mas que são tão importantes para nossa saúde, quanto os próprios nutrientes de fato.
Esses compostos recebem o nome de compostos bioativos ou, algumas vezes, de fitoquímicos e podem desempenhar diversos papéis em benefício da saúde humana. O estudo desses compostos inspirou o conceito de alimentos funcionais, e estão presentes, em sua maioria, em frutas e hortaliças, exercendo uma potente atividade biológica, já comprovada por vários estudos científicos.
TOMATE: Alimento que contém naturalmente o LICOPENO, 
um poderoso antioxidante!
Mas como estes compostos podem agir no nosso organismo?
Os compostos bioativos presentes nos alimentos podem agir de diferentes formas, tanto no que se refere aos alvos fisiológicos como aos seus mecanismos de ação. A ação antioxidante, comum nesses compostos, por exemplo, deve-se ao potencial de óxido-redução de determinadas moléculas, à capacidade dessas moléculas em competir por sítios ativos e receptores nas diversas estruturas celulares ou, ainda, à modulação da expressão de genes que codificam proteínas envolvidas em mecanismos intracelulares de defesa contra processos oxidativos degenerativos de estruturas celulares. Isso mesmo, esses compostos podem interagir com o seu DNA!
No entanto, a ciência da nutrição ainda esta engatinhando nesse campo, e muito ainda há de ser descoberto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário