17 de abril de 2013

OS BENEFÍCIOS DO MEL DE ABELHA


Considerado muito antigo na alimentação humana, o mel de abelha era o açúcar utilizado por muitas civilizações antigas como por exemplo os egípcios que já o utilizavam para adoçar bolos e conservar carnes.

O mel é um alimento muito saudável, em sua composição podemos encontrar vários sais minerais e vitaminas essenciais para a saúde (ver tabela), também encontramos um carboidrato simples chamado frutose, mais conhecido como açúcar das frutas, que é um poderoso adoçante natural que tem como vantagem a absorção mais lenta no intestino e metabolização direta no fígado sem a presença da insulina.
No brasil o mel dificilmente é utilizado como um alimento comum, mas sim como um remédio natural, principalmente no inverno, época do ano que é comum as pessoas ficarem resfriadas com frequência.
Segundo Anjo (2004, apud MACEDO et al. 2008 p. 935), “...o mel é um alimento funcional que exerce a atividade prebiótica e tem como efeito, a regulação do trânsito intestinal, regulação da pressão arterial, redução do risco de câncer e dos níveis de colesterol.”
Estudos recentes têm atribuído também ao mel o poder antioxidante e microbicida, devido a presença de quantidades de própolis, que é rico em substâncias flavonóides.
Benefícios a parte, devemos sempre recordar do equilíbrio alimentar, não exagerando nas quantidades de qualquer alimento, inclusive o mel, pois o excesso de frutose pode levar a uma resistência do organismo à insulina.
Aproveite o melhor do mel com equilíbrio!


Um comentário:

  1. Mt bom! Mel em pequenas quantidades podem adoçar melhor q o açúcar refinado e é bem mais saudável... + como vocês disseram: sempre com moderação! E lembrando q o mel naum é indicado para bebês.

    ResponderExcluir