4 de maio de 2013

CONSUMISMO: UM NOVO PROBLEMA SOCIAL

Na última década o poder aquisitivo, em especial dos brasileiros, melhorou consideravelmente. O Brasil entrou para o rol das economias mais desenvolvidas do mundo e com isso algumas famílias que viviam na classe baixa, migraram para a classe média-baixa e outras poucas, para a classe média-alta.
Mas como nem tudo é perfeito, muitas famílias brasileiras têm passado por problemas financeiros, ou seja, o número de dívidas apesar de decadente, continua grande. Um dos motivos para tal problema seria a facilidade que encontramos hoje para obtenção de crédito; mas outro, que poucos observam seria o consumismo.
O que é consumismo?
Estamos passeando pelas ruas e de repente deparamos com uma vitrine de óculos de sol super modernos; entramos na loja e compramos o tais óculos dividindo em dez vezes sem juros no cartão de crédito. O fato é que em casa, temos outros cinco óculos que compramos da mesma forma, e não sabemos ao menos como usar cada um deles. Resumindo: Consumismo é o ato de comprar por puro prazer, sem existir uma real e sólida necessidade para tal.
Outro exemplo importante é a influência que as propagandas exercem sobre o consumidor, um exemplo clássico, foi a substituição da TV convencional pela TV HD (hight-definition), a televisão com sinal digital de alta definição. Muitas foram as propagandas dos canais sobre a mudança e os benefícios, e qual o resultado? A venda de TV's HD triplicaram. As famílias poderiam ter optado por um conversor digital que transformariam suas antigas TV's em HD, mas tal assunto foi pouco veiculado pela mídia, com isso muitas TV's com menos de um ano de uso foram trocadas por outras significativamente mais caras, concluindo: uma compra desnecessária.

O consumismo é um assunto relativamente novo, que carece de maiores estudos. Conforme as poucas pesquisas e publicações sobre o assunto, nota-se que tal problema deve ser encarado como um antagonista do desenvolvimento social. Os brasileiros necessitam de melhor educação financeira para aprenderem a lidar com a nova realidade econômica do país, afinal, não será nada produtivo a população cheia de dívidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário