15 de julho de 2013

CONHECENDO AS HORTALIÇAS!

 
A ciência da nutrição é muito informativa, e os profissionais da nutrição, em especial, estudam cada vez mais para que todas as pessoas tenham uma alimentação digna e com qualidade. Exatamente por isso criamos uma série de postagens sobre o grupo das hortaliças e sua importância na alimentação, esperamos aprender junto com vocês nas nossas pesquisas!

Nesta primeira postagem vamos definir o que são hortaliças e como elas são agrupadas. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA: “Hortaliça é a planta herbácea da qual uma ou mais partes são utilizadas como alimento na sua forma natural”, ou seja, conforme o nome já diz as hortaliças são os vegetais cultivados para fins de consumo assim como as frutas, podendo ser divididos em alguns grupos de acordo com a parte consumida:

* VERDURA: “é a parte geralmente verde das hortaliças, utilizadas como alimento no seu estado natural”, geralmente os alimentos folhosos como alface, couve, almeirão, espinafre, rúcula, repolho, etc;

* LEGUME: “é o FRUTO ou a SEMENTE de diferentes espécies de plantas, principalmente das leguminosas, utilizados como alimentos”, tais como: tomate, pepino, pimentões, jiló, berinjela, abobora, chuchu, feijões, ervilha, fava, lentilha, etc;

OBSERVAÇÃO: Existe uma confusão entre os termos legume e leguminosas; é importante sabermos que frutos como o tomate são designados POPULARMENTE no Brasil como legumes, o que foi acatado na definição da ANVISA, por sua vez as leguminosas são as sementes oriundas de vagens como o feijão, portanto, o termo legume engloba todos estes alimentos, apesar de ser cientificamente adequado ao grupo das leguminosas.

* RAÍZES, TUBÉRCULOS E RIZOMAS: "são as partes subterrâneas desenvolvidas de determinadas plantas, utilizadas como alimento". Ex: tubérculo (batatinha), rizoma (inhame), raiz (cenoura, beterraba, rabanete).


As hortaliças também podem ser definidas de forma mais detalhada de acordo com o quadro da imagem ao lado.

De acordo com a pirâmide alimentar brasileira as hortaliças, estão divididas na parte dos alimentos energéticos (raízes, tubérculos e rizomas), na parte dos alimentos reguladores, nossas principais fontes de vitaminas e minerais (verduras e legumes) e na parte das leguminosas (legumes), nossas principais fontes de proteínas e aminoácidos.

Esperamos que tenham gostado desta primeira postagem!
Acreditamos que com essas definições não faremos mais confusões sobre os tipos de hortaliças.

Breve postamos o segundo tema!

Nenhum comentário:

Postar um comentário